1. Como me cadastro no site?
Para ter acesso a plataforma e se inscrever nos cursos livres, primeiro você precisa “Criar uma conta”. Clique em criar uma conta abaixo de “esqueceu o seu usuário ou senha” na página inicial, preencha os seus dados conforme solicitado no formulário de inscrição. Você receberá um e-mail de confirmação e pronto, a partir daí é só acessar os cursos.
2. Como faço para me inscrever nos cursos?
Para se inscrever em um ou mais cursos, primeiramente, você deverá criar sua conta na plataforma. Caso ainda não tenha criado, sigo os passos da pergunta “Como me cadastro no site?”. Se você já possui login e senha e já conseguiu acessar sua conta, basta seguir os seguintes passos:
1. Dentre os cursos disponíveis, escolha o de sua preferência e clique em . Leia as informações gerais do curso escolhido e fique atento ao prazo de conclusão.
2. Na sequência, clique no botão . Ao clicar neste botão, você já estará inscrito e a tela principal do curso irá aparecer.
3. Leia com calma e atenção o texto de apresentação do curso e as orientações gerais para realizá-lo e obter a certificação.
3. Não lembro meu login e/ou senha. Como faço para recuperar?
Para recuperar a sua conta, você deve clicar em esqueceu o seu usuário ou senha na página inicial. Você deverá redefinir sua senha preenchendo seu usuário ou seu email no formulário. Se sua conta for encontrada no banco de dados, um email será enviado para seu endereço de email, com as instruções sobre como restabelecer seu acesso. Se mesmo assim você não conseguir restabelecer seu acesso, entre em contato com a Administração do site pelo e-mail cursoslivres@ifms.edu.br.
4. Não sou aluno do IFMS, posso me inscrever nos cursos livres abertos?
Você não precisa ser aluno do IFMS para se inscrever nos nossos Cursos Livres. Eles são abertos a toda a comunidade e estarão disponíveis em qualquer cidade, estado ou país em que você esteja.
5. Quero falar com o TUTOR do curso e agora?
O modelo de cursos livres adotado pelo IFMS não oferece tutoria, ou seja, você tem total autonomia nos estudos. Assim, poderá criar o seu próprio itinerário de estudos, definindo tempo e lugar, como e onde estudar, sem necessidade de tutoria on-line ou off-line.
6. Preciso muito falar com o PROFESSOR do curso. Como faço?
Você pode enviar sugestões para melhoria de conteúdos ou de atividades através do e-mail cursoslivres@ifms.edu.br. Suas sugestões serão repassadas ao Professor que desenvolveu o curso. Mas lembre-se: o campo recomendado para críticas e sugestões é a avaliação de qualidade do curso na seção Avalie o Curso.
7. Quanto tempo duram as turmas de cada curso?
Cada turma tem duração semestral do ano civil, ou seja, durante o ano, oferecemos duas turmas, a primeira dura de janeiro a junho e a segunda, de julho a dezembro.
8. Como funciona a certificação dos cursos?
Todos os Cursos Livres abertos possuem certificação automática e você mesmo vai gerar o certificado ao final do curso, caso atinja o aproveitamento necessário para aprovação (60%). Dentro do curso, leia atentamente as ORIENTAÇÕES GERAIS e o item “Instruções para emissão do certificado” para saber quais as condições para aprovação.
9. Como faço para emitir meu certificado?
Depois de concluir todas as etapas do curso e obter aproveitamento de 60% do mesmo, vá até a seção instruções para emissão do certificado e emita o seu certificado após verificar se os seus dados estão corretos na parte confirmo que verifiquei meus dados. O certificado só será liberado se as condições expressas para a sua obtenção estiverem completas, isso significa que além da aprovação final na avaliação, você deverá responder a pesquisa de satisfação do curso na seção Avalie o Curso e respeitar o tempo médio de inscrição que libera o certificado, que é diferente para cada curso.
10. Meus dados estão errados no certificado e agora?
Primeiramente, observe se você fez apenas a conferência dos dados ou se já gerou o certificado. Se você está na etapa de conferência dos dados, basta acessar o seu perfil, corrigir os dados, e prosseguir para o certificado.
Lembre-se de que o cursista é o único responsável pela conferência dos seus dados e pela emissão do certificado, portanto, verifique atentamente seus dados antes da emissão do certificado, uma vez que a correção será feita apenas em casos excepcionais.
Se, mesmo após a conferência e correção dos dados, ainda existir alguma inconsistência em seu certificado, envie um e-mail para cursoslivres@ifms.edu.br com seu nome completo, CPF, nome dos curso e turma, solicitando a correção do mesmo.
11. Depois de quanto tempo meu certificado ficará disponível?
Essa é uma questão importante, cursista! Note que cada curso tem um tempo estimado que o cursista deverá cumprir até a obtenção do certificado. Se você já concluiu todas as atividades, fez a avaliação final e respondeu a pesquisa de satisfação do curso e mesmo assim não consegue emitir o seu certificado, você deverá verificar nas ORIENTAÇÕES GERAIS qual o prazo mínimo de inscrição no seu curso que libera o certificado.
Assim, se você se inscreveu em um curso e conseguiu concluí-lo em dois ou três dias, isso não significa que o seu certificado poderá ser emitido imediatamente. Alguns cursos liberam o certificado em até 4 dias após a data de inscrição, outros, em até 12 dias após essa data. Fique atento às informações disponibilizados no seu curso!
12. Quero emitir meu certificado, mas minha turma foi encerrada. Como faço?
Após o encerramento da turma, você apenas conseguirá emitir a 2ª via de um certificado já emitido. Caso a turma tenha sido encerrada antes de você ter concluído o curso, a única forma de ter acesso ao certificado é recomeçar o curso na nova turma ofertada e ficar atento ao prazo de conclusão.
Portanto, lembre-se: o certificado de uma turma que já foi encerrada apenas estará disponível para uma nova emissão se já tiver sido emitido na página do curso, dentro do prazo de vigência da turma.
13. Preciso de uma 2ª via do certificado e agora?
Uma vez que você emitiu o seu certificado, ele ficará registrado na plataforma e você poderá acessá-lo quando quiser, seja para imprimir uma segunda via ou salvá-lo novamente em seu computador. Após a emissão do primeiro certificado na plataforma, vai aparecer a seção CERTIFICADOS no canto superior direito da página inicial dos cursos livres. Nessa seção, todos os certificados já emitidos, de todos os cursos, estarão disponíveis para uma nova emissão, caso seja necessário.
14. Não consigo emitir meu certificado, o que devo fazer?
A emissão do certificado é feita pelo próprio cursista ao cumprir todos os requisitos do curso. Somente os cursos ativos permitem a geração de certificado. Caso tenha concluído o curso e o certificado ainda não esteja disponível, retorne à página do curso e confira os seguintes itens:
Se, após a conferência de todos esses itens, seu certificado ainda não estiver disponível para emissão, entre em contato com a Administração do site pelo e-mail cursoslivres@ifms.edu.br.
15. Como faço para verificar a autenticidade do meu certificado?
Todos os certificados emitidos possuem um código URL de verificação. Basta consultar no verso do certificado, antes de conteúdo, e acessar o link disponibilizado para confirmar a autenticidade do seu certificado.
16. Estou inscrito em um curso, mas tirei notas baixas e não serei aprovado. Posso cancelar a minha inscrição e tentar fazer ele de novo?
O ambiente virtual registra todas as atividades realizadas pelo cursista. Assim, mesmo que você cancele sua inscrição, as notas permanecerão armazenadas. A única forma de fazer o curso novamente é se inscrevendo em uma nova turma. Ou seja: recomeçar o curso na turma ofertada no próximo semestre. Por isso, é importante que você faça o curso com calma e tranquilidade, pois uma vez que você não é aprovado, só terá oportunidade para cursá-lo novamente na próxima oferta.
17. Então, mas a minha dúvida é outra…
Qualquer outra dúvida sobre os cursos livres poderá ser enviado para o email cursoslivres@ifms.edu.br.